Secretaria de Agricultura capacita técnicos em curso de ´cacau fino´

Processo que gera recursos para o produtor
JBO Arquivo

 

Os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna Cássia Bahia e Pedro Jerônimo Cavalcante estão preparados para ensinar aos agricultores familiares cadastrados pela Prefeitura as mais modernas técnicas aplicadas ao processo de preparação do cacau fino a partir do beneficiamento das amêndoas. Os dois participaram de um curso sobre “Cacau Fino”, promovido pelo Instituto Cabruca, ministrado pela pesquisadora do Instituto Adriana Reis.

A proposta é capacitar os técnicos e transformá-los em agentes multiplicadores dos conteúdos para as cooperativas e associações dos pequenos produtores. O curso teve duração de dois dias e foi realizado no Assentamento “Terra Vista”, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Arataca.  

Para o engenheiro agrônomo Pedro Jerônimo Cavalcante, o curso foi de extrema importância para o setor agrícola no município no momento em que os pequenos agricultores vislumbram novos horizontes depois do Programa de Agricultura e Meio Ambiente implantado pela prefeitura de Itabuna no mês de maio. Segundo a pesquisadora Adriana Reis, a proposta da capacitação visa fortalecer também a comercialização de amêndoas de cacau com valor agregado, promovendo a organização da produção e o processamento das amêndoas.

“O que se espera é que a partir da capacitação, os pequenos produtores rurais da agricultura familiar alcancem patamares de qualidade ainda não atingidos devido a falta de orientação, treinamento e desenvolvimento de métodos adaptáveis às condições nos imóveis”, disse a pesquisadora.